15º Seminário Municipal de Assistência Social reúne profissionais e debate avanços em Palhoça
Foto Divulgação
Na manhã da última sexta-feira (23), a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o 15º Seminário Municipal de Assistência Social (15º SMASP) no auditório do SENAC. O encontro reuniu profissionais da rede socioassistencial para compartilhar experiências, refletir sobre práticas e atualizar protocolos que orientam o atendimento às famílias do município.
A abertura do evento contou com a apresentação do Programa Jovem Palhocense, com falas da coordenadora desta edição, Maristela Truppel, e de Bianca Queda, que compartilhou os resultados e impactos das turmas de 2024, destacando os avanços na formação e inserção de jovens em oportunidades educacionais e profissionais. A fala também contou com a participação do diretor de Articulações da Assistência Social, Alexandro Adriano, e da presidente da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), Débora Raquel Schutz, instituição parceira fundamental na realização do Programa.
Na sequência, o painel “SUAS Palhoça: experiências, relatos e reflexões” reuniu os profissionais Douglas Garcia, Denise Ayres d'Ávila e Claudemir Osmar da Silva, organizadores do livro, que trouxeram vivências dos territórios e propuseram reflexões sobre os desafios cotidianos da política pública.
“Eventos como este são fundamentais para ampliar a escuta e alinhar práticas entre todos os que atuam diretamente com as famílias. A política de assistência precisa ser construída de forma coletiva e crítica”, destacou Claudemir Osmar da Silva durante sua fala.
Após o intervalo, o público acompanhou a palestra de João Paulo Silvestre, técnico e educador previdenciário, com o apoio de Sabrina Freitas, analista em serviço social, que abordou os benefícios previdenciários do INSS e sua interface com o trabalho das equipes da assistência.
O encerramento do seminário foi marcado pelos Grupos de Trabalho (GTs), coordenados pelo Coordenador da Educação Permanente, Douglas Garcia e pelo Coordenador da Gestão do Trabalho, Claudemir Osmar da Silva, que tiveram como objetivo analisar dois protocolos municipais: o de enfrentamento à violência e o de concessão de benefícios eventuais. Os participantes, organizados em grupos, apontaram sugestões e contribuições para o aprimoramento dos documentos, que serão sistematizadas para validação futura.
O secretário de Assistência Social, Maurício Roque, celebrou a participação ativa dos trabalhadores da política: “É inspirador ver tantas pessoas comprometidas com a política pública de assistência. O seminário nos lembra da força coletiva da nossa rede e da importância de mantermos o diálogo permanente entre gestão e território”.