GOVERNADOR CELSO RAMOS NA ERA DA EDUCAÇÃO DIGITAL

Foto DIVULGAÇÃO

As escolas da rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos já estão inseridas no mundo do ensino interativo e digital. As salas de aula contam com dispositivos (tablets, mesas e lousas digitais) e aplicativos (jogos e aulas interativas) que expandem o aprendizado e transformam as aulas da educação básica e infantil em verdadeiras experiências.

Segundo dados da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, na rede municipal são 10 mesas digitais, 200 tablets, 32 lousas digitais e 32 projetores distribuídos entre 15 escolas municipais, atendendo cerca de 2,5 mil alunos da educação infantil e básica.

Esse novo cenário para a educação iniciou em 2017, quando a secretaria trouxe as mesas digitais. Entre 2018 e 2019, foram adquiridas as lousas digitais e os tablets. Essas tecnologias chegaram para auxiliar professores a prepararem suas aulas e a mostrarem os conteúdos de forma lúdica aos alunos.

 Para o secretário de Educação, Adilson Costa, isso acompanha esse movimento digital que os alunos vivem fora das aulas, como o uso do celular, aplicativos, tecnologias e mídias digitais.

É um investimento que se insere no processo digital que já se vive, transformando-se em um passo positivo para a educação municipal, por estenderem os conteúdos que os alunos aprendem nas apostilas, explica o secretário.

Era da educação digital e seus benefícios

Por meio de aulas interativas e recursos como jogos e aplicativos os alunos assimilam e aprofundam o conhecimento que antes era conteúdo abstrato, melhorando o aprendizado de maneira mais lúdica, explica Rosimar Nilda de Oliveira, diretora do Centro de Educação Infantil Senhora Dos Navegantes, em Calheiros.

Esses conteúdos interativos também desenvolvem características como o raciocínio lógico e a concentração, estimulam a memória, a criatividade e a resolução de problemas e a convivência em grupo.

 

Para os professores, esse novo cenário digital melhora a efetividade do aprendizado no dia a dia em sala de aula, mas exige mais criatividade no planejamento de aula. Se antes o professor precisava pensar em uma aula com o papel e quadro-negro, hoje é necessário criar experiências que integram a tecnologia com outras vivências, como uma aula na natureza para explicar biologia, por exemplo.

“É isso que faz a diferença no aprendizado, a criança poder vivenciar e ter outras experiências com objetos que talvez não tenha no dia a dia dela […] Agora eu tenho novas possibilidades que garantem uma aula mais rica no desenvolvimento” ressalta a Rosimar.

Os jogos e os conteúdos digitais estão fundamentados nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) e contemplam os aspectos da nova Base Curricular Comum. Para serem usados em aulas, precisam seguir o planejamento de aula realizado pelo professor. 

 

hacklink bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş galabet galabet giriş galabet güncel giriş vaycasino vaycasino giriş vaycasino güncel giriş romabet romabet giriş romabet güncel romabet güncel giriş casinolevant casinolevant giriş casinolevant güncel casinolevant güncel bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş vidobet vidobet giriş vidobet güncel vidobet güncel giriş data galabet galabet giriş galabet güncel giriş tempobet tempobet giriş tempobet güncel giriş bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş atlasbet giriş atlasbet güncel atlasbet güncel giriş galabet galabet giriş galabet güncel giriş wbahis wbahis giriş wbahis güncel wbahis güncel giriş bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş setrabet setrabet giriş setrabet güncel setrabet güncel giriş atlasbet padişahbet padişahbet giriş padişahbet güncel giriş casinolevant casinolevant giriş casibom güncel giriş casinolevant güncel vaycasino vaycasino giriş vaycasino vaycasino giriş vaycasino güncel giriş galabet galabet giriş galabet güncel giriş atlasbet atlasbet giriş atlasbet güncel atlasbet güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel jojobet güncel giriş betkolik betkolik giriş betkolik güncel betkolik güncel giriş