Assistência Social e Saúde realizam ação integrada para pessoas em situação de rua em Palhoça
Foto Divulgação
Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, realizou uma ação integrada em alusão ao Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua (19 de agosto). A iniciativa foi coordenada pelo Centro de Abordagem Social (CAS) e contou com a participação do Programa Consultório na Rua, da Atenção Básica, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), do Centro de Atendimento Especializado em ISTs (CEAP).
A gerente do CAS, Thaís Monteiro, destacou que o objetivo foi reunir serviços que atuam diretamente com o público em situação de rua: “Pensamos em articular saúde e assistência porque não há como desenvolver trabalhos isolados. Essa é uma responsabilidade de todas as políticas públicas, e especialmente dessas duas pastas. Juntas, conseguimos potencializar os atendimentos e reduzir lacunas.”
Durante a manhã e a tarde, aproximadamente 20 atendimentos foram realizados, incluindo aferição de sinais vitais, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, vacinação, curativos e consultas de enfermagem. Um dos usuários foi encaminhado para consultas médicas e odontológicas, além de articulação para reintegração familiar.
A coordenadora do Programa Consultório na Rua, Perla Camargo, destacou que o trabalho tem como foco a aproximação das pessoas em situação de rua das unidades de saúde, reduzindo barreiras e preconceitos: “O atendimento é individualizado, contínuo e com muito cuidado, considerando os desafios relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Nosso objetivo é facilitar o acesso e dar continuidade ao tratamento, fortalecendo a socialização dos usuários.”
De acordo com dados do programa, em 2025 já foram acompanhados 133 usuários, demonstrando o impacto da atuação. Desde janeiro, mais de 750 pessoas foram referenciadas no CAS.
A iniciativa contou ainda com a participação do CEAP, representado pela assistente social Nívia Rodrigues Bernardo, e com a coordenação de Mariana Paula Ramos Cabral. O centro atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTs, oferecendo gratuitamente aconselhamento, orientações de saúde e testes rápidos de forma voluntária, sigilosa e acompanhada por profissionais de saúde.
Um jovem de 18 anos, identificado pelas iniciais J.C., que participou da ação, avaliou positivamente o serviço: Achei ótimo, o atendimento foi bom e ajudou bastante.”
Com ações como esta, o município reforça seu compromisso em garantir dignidade, cuidado e acesso a serviços essenciais às pessoas em situação de rua, fortalecendo a integração das políticas públicas locais.